segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

ARTE EDUCAÇÃO

A arte está na nossa sociedade, faz parte da nossa vida, nós a vivenciamos no dia a dia e nos deparamos com ela em suas mais diversas linguagens, seja nas artes visuais, na dança, na música ou no teatro. O ser humano usa a arte como forma de expressar suas emoções, religião, criatividade, sensibilidade, pensamentos e intuições. E por isso temos tantas produções artísticas em formas de letras de música, trabalhos artesanais dos mais variados tipos de materiais (tecidos, barro, ferro, palha, cordões, etc), além de pinturas, fotografias, esculturas, tapeçarias, gravuras, arquitetura, desenhos, danças, cinemas, peças de teatro e inúmeros outros.
Como exemplos de linguagens da arte, temos as Artes Visuais, que representaremos aqui pela Literatura de Cordel, bem popular no Nordeste, onde seus autores se expressam através de poesias e histórias simples, mas que tratam das tradições culturais de sua região e seu povo, de política e assuntos diversos da sociedade, usando linguagem cômica e acessível para o seu principal público: o povo.
Outra linguagem da arte que é bem popular no nosso país é a Dança, e em todas as regiões tem as suas específicas, no Nordeste especificamente temos a dança representada nas festas juninas, uma homenagem aos santos da Igreja católica e que também expressam as tradições nordestinas, desde as vestimentas, como a culinária e as músicas típicas.

Para Colares (Pg 59), “Compreender as linguagens visuais significa ver e observar símbolos, signos e diversas informações visuais, traduzidas por imagens que são representações da realidade que nos envolve.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário