segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II - REFORMA LOURENÇO FILHO


Um grande momento na história da educação no Ceará, de grandes ideias pedagógicas, foi a Reforma Educacional Lourenço Filho, ocorrida em 1922. Lourenço Filho era paulista e veio ao Ceará a pedido do presidente Justiniano de Serpa para executar um compromisso que este tinha feito na campanha.
Segundo Oliveira (2013) a reforma cearense é considerada pioneira em relação a influência do pensamento da Escola Nova, Lourenço Filho trouxe grandes ideias, dinamizou o ambiente escolar e revitalizou os interesses educacionais. Importantes medidas foram implementadas tais como: a criação dos cursos de formação de professores sobre a pedagogia nova, exigindo ingresso e formação na Escola Normal; criação da Diretoria geral da instrução pública, na intenção de submeter os serviços educacionais a uma direção mais eficaz; o reforço da inspeção escolar e um amplo recenseamento das escolas.
Lourenço Filho estendeu a rede escolar de modo mais racional, acrescentando outros modelos de atuação, adequando-os à realidade cearense como o cadastro escolar, realizado de três em três anos. O referido cadastro era considerado por ele como responsável pela metade da reforma, o qual teve a conscientização da população sobre os problemas da escolarização do estado (Oliveira, 2013).
Nesse primeiro texto temos a citação do autor Nagle (2001), destacando que a passagem de Lourenço Filho por este estado constituiu um dos laboratórios das reformas da década de vinte. E que a referida reforma buscava a substituição do modelo educacional vigente considerado obsoleto pelos novos princípios da Escola Nova.  
Nesse contexto da Escola Nova, apresentamos as propostas contidas no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, movimento de suma importância sobre a escola pública no Brasil. Um plano de ação nacional com objetivos de traçar diretrizes de uma nova política de educação e ensino em todos os níveis, aspectos e modalidades. (Camurra, 2008).

As propostas defendidas no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil eram: educação pública como direito de todos; escola única e comum a todos; escola gratuita e obrigatória; escola laica, sendo esta neutra, separando o Estado da religião; a co-educação, em que meninos e meninas estudam na mesma sala e a responsabilidade da educação sendo do Estado e da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário