segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PEDAGOGO


Conforme visto nos textos propostos da referida disciplina, o curso de Pedagogia está bem organizado em três eixos claros, sejam eles: a docência, a gestão e a produção de conteúdos e conhecimentos na área da educação. Enfatizando que a principal formação a ser observada nos currículos deve ser a da docência nos diversos níveis e modalidades de ensino em espaços variados, escolares e não escolares.
Nesse contexto, foi verificado para este trabalho o PPP - Projeto Político Pedagógico do curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura a Distância, nome oficial do curso da UAB-UECE, em que nos são apresentados a estrutura da organização curricular e qual o perfil do profissional a ser formado, assim como estudada a grade curricular do curso.
De acordo com o referido PPP do curso de Pedagogia, “o egresso do curso receberá formação docente para exercer atividades docentes na educação infantil e nos anos iniciais de ensino fundamental, sendo portador do título de Licenciatura para o exercício da docência. Esse profissional atuará na docência participando efetivamente das ações de gestão da escola de educação básica, elemento definidor da atividade educativa que são próprias da ação docente.” E o texto complementa com “Realizar pesquisas na área de educação básica e especificamente da docência.”
Diante do exposto, foi constatado que a grade do curso está compatível com o tipo de profissional que ele quer formar, abrangendo os três eixos exigidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais: tem-se no currículo as disciplinas divididas em três núcleos: o contextual, destinado a formação científica do docente com os saberes produzidos pelas ciências humanas e ciências da educação, como as disciplinas de Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Arte Educação, entre outras.
O segundo núcleo especificado no PPP é o estrutural, configurado pelas disciplinas da educação básica que vamos ter nos próximos semestres, em que vão nos ensinar a ensinar: matemática, geografia, história, ciências e língua portuguesa nos anos iniciais, entre outras mais específicas. E o terceiro e último núcleo é o Integrador, sobre as diferentes perspectivas teóricas em forma de pesquisa e prática de ensino, compreende as disciplinas de pesquisa e os estágios supervisionados como a prática para a docência e a gestão.

Acredita-se que todas essas disciplinas foram pensadas nas diretrizes e colocadas nos currículos para formar um pedagogo capaz de ajudar na formação de um indivíduo com competência se o estudante realmente se dedicar e nunca parar de estudar e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário