sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Um pouco da História da Educação nos primórdios!


A educação primitiva se dava pela vida e para a vida. Em tenra infância, a criança, presa às costas de
sua mãe, era levada a todos os lugares e, assim, ia aprendendo pela observação a se relacionar com o ambiente físico e com as pessoas, seguindo regras e adaptando-se ao ritmo da tribo.

Por volta dos sete anos de idade, a criança passava a sobreviver, em boa parte, de seu trabalho. Para tanto, a educação tinha um papel elementar.

No seu cotidiano, acompanhava os adultos nas suas atividades diárias e, além de observá-los, os ajudava naquilo que suas condições físicas lhes permitiam. Portanto, o ato educativo se dava pela imitação, de forma prática e espontânea, pela própria convivência em comunidade.

Tal convivência permitia que nas crianças e nos jovens fossem introduzidos elementos da crença, como o animismo, por exemplo, além das atividades necessárias à labuta diária.

Machado e Rocha, A. R. História da Educação. SEAD/UECE, 2009.

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