segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Como visto nos textos recomendados pela atividade, faz parte também da Sociologia a discussão do processo educacional e seus conteúdos, no que diz respeito formação e educação do indivíduo para o pensamento da coletividade, para uma vida em sociedade e o exercício da cidadania.
Pensamento esse bem destacado por Durkheim, que acreditava que a educação é fundamental para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e a formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto. Para este pensador, a educação tem função importante na construção dos valores da cidadania e do nacionalismo, da sensibilidade para os problemas sociais e para combater o individualismo na formação de uma consciência coletiva.

Já para Marx, não é possível falar de educação sem referir-se à realidade socioeconômica e à luta de classes que a caracteriza e sustenta (BITTAR, FERREIRA JR, 2008, p. 640). Marx compreendia a educação baseada no princípio da plena realização humana, considerando tanto ao desenvolvimento do corpo e da técnica quanto do espírito, do âmbito das ideias. A educação nessas bases só seria possível em uma sociedade na qual os meios de produção fossem socializados.

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