SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Como
visto nos textos recomendados pela atividade, faz parte também da Sociologia a
discussão do processo educacional e seus conteúdos, no que diz respeito formação
e educação do indivíduo para o pensamento da coletividade, para uma vida em
sociedade e o exercício da cidadania.
Pensamento
esse bem destacado por Durkheim, que acreditava que a educação é fundamental
para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e a
formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto. Para este pensador,
a educação tem função importante na construção dos valores da cidadania e do
nacionalismo, da sensibilidade para os problemas sociais e para combater o
individualismo na formação de uma consciência coletiva.
Já
para Marx, não é possível falar de educação sem referir-se à realidade
socioeconômica e à luta de classes que a caracteriza e sustenta (BITTAR,
FERREIRA JR, 2008, p. 640). Marx compreendia a educação baseada no princípio da
plena realização humana, considerando tanto ao desenvolvimento do corpo e da
técnica quanto do espírito, do âmbito das ideias. A educação nessas bases só
seria possível em uma sociedade na qual os meios de produção fossem
socializados.
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