terça-feira, 29 de agosto de 2017

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Educação Inclusiva

(Texto interessante sobre os desafios para a educação inclusiva)   

Trabalho Docente

Existem muitos problemas que impedem que a educação inclusiva atinja o objetivo desejado, um deles é o despreparo dos professores.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.”
Inclusive, o capítulo 5 da LDB 9.394/96 trata somente de aspectos referentes à Educação Especial. Entre os pontos especificados, o art. 58. § 1º diz que, sempre que for necessário, haverá serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares de cada aluno portador de necessidades especiais. Por exemplo, em uma classe regular com inclusão pode haver um aluno surdo que necessite de um professor de apoio que saiba LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para auxiliá-lo em todas as disciplinas.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Inclusão Social e Escolar

A minha opinião é que todas as ações voltadas para o processo de inclusão social são válidas. Há as leis do governo, mesmo às vezes não sendo completamente adotadas, mas independente disso, a própria população deve se conscientizar para assegurar esses direitos. Assim como as pessoas beneficiadas não devem se calar ou deixar para lá quando seus benefícios não são respeitados. A pessoa com deficiência, seja esta qual for, tem o direito de aprender, de ir e vir, e que a cidade, os prédios públicos e as escolas tenham suas adaptações adequadas para essa pessoa.
Um projeto que acho importante é estruturar os teatros, auditórios e estádios para que as pessoas com deficiência possam usufruir dos eventos com conforto, não somente no interior dos estabelecimentos, mas também nos arredores deles, nas vias de acesso.
São barreiras estruturais, atitudinais e preconceitos que estão sendo quebrados, porque em um passado bem recente não se via, pelo menos na minha cidade, esse cuidado com a estrutura física da cidade, não havia adaptações em ônibus, estacionamentos, empresas, prédios públicos e, principalmente nas escolas.
Era difícil ver elevadores adaptados nas conduções, rampas de acesso, vagas reservadas, etc.

Ainda há muito a ser feito e conquistado, existem as leis, mas acredito que a consciência e a aceitação das pessoas também estão mudando.  

Postagem interessante que encontrei no Portal da Educação:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-que-e-inclusao-escolar/71911